top of page

ASSOCIAÇÃO CULTURAL CAXIENSE

BOLÃO

O esporte dos amigos!

Página em desenvolvimento

BOLÃO.jpeg

História

​O jogar bolão  teve início  na Linha Caxias em meados dos anos 1960, quando atrás da igreja da época, à sombra de uma fileira de sinamomos frondosos foram alinhados alguns troncos de madeira requadrados sobre uma linha de cepos num formato semelhante a uma pista de bolão de hoje em dia. Nesta instalação ao ar livre os moradores da comunidade se divertiam em disputas para ver quem derrubaria mais palitos de madeira com  a bola de madeira torneada com mais ou menos 23cm de diâmetro.
No ano de 1972, com um bom espaço disponível no porão do clube comunitário; foi então construída uma estrutura de duas pistas e logo em seguida foi fundado  o GRUPO DE BOLÃO PROGRESSO, que dali em diante representaria a comunidade e a Sociedade Cultural Caxiense na modalidade do bolão; indo participar em torneios, campeonatos e realizar jogos amistosos com outras equipes da região.  

Nestas pistas foram inúmeros sábados e domingos que os amantes do esporte puderam se encontrar e se divertir.  Vieram as inovações como a substituição dos adolescentes que rearmavam os palitos por um sistema de armação por cordas acionadas manualmente; sistema  que anos depois foi substituído por uma armação mecânica automática.

Em dado momento, numa tomada de decisão por parte da  Sociedade Cultural Caxiense, o Grupo de Bolão Progresso foi extinto e a modalidade passou a ser gerida diretamente pela mesma.

Com o evento da dissolução do vínculo entre a Sociedade Cultural Caxiense e a associação da comunidade da igreja em 2009; e por consequência disso a construção da  atual sede da agora Associação Cultural Caxiense foi concebido um projeto que contemplaria a modalidade com 4 pistas modernas e oficiais; dando assim uma projeção ainda maior e mais ampla em termos regionais  em  representatividade desse esporte praticado na Linha Caxias.

jogo de bolão.jpg

Amistoso em Cunha Porã em 2016. Em pé: Nestor Müller, Orlando Braun, Vani, Adelar, Airton, Getulio, Nadir, Zé Preto, Aurélio, Nestor Thomas, Rovanir e Paulo Dagostin. Agachados: Lauro, Lúcia, Cris, Dirceu, Marfa, Bibi, Marise, Claide, Rovanize, Miro e Fausto.

bottom of page